José de Sousa Saramago é um escritor português . Ganhou o Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário da língua portuguesa. Nasceu na província do Ribatejo, no dia 16 de novembro, embora o registo oficial apresente o dia 18 como o do seu nascimento.
Saramago, conhecido pelo seu ateímo, é membro do Partido Comunista Português e foi diretor do Diário de Notícias. Casado com a espanhola Pilar del Río, Saramago vive atualmente em Lanzarote, nas Ilhas Canárias.
Saramago é conhecido por utilizar frases e períodos compridos, usando a pontuação de uma maneira não convencional .
A carreira de Saramago tem sido acompanhada de diversas polêmicas. As suas opiniões pessoais sobre religião ou sobre a luta internacional contra o terrorismo são discutidas. Logo após a atribuição do Prémio Nobel, o Vaticano repudiava a atribuição da honraria a um "comunista inveterado".
Um caso que tem tido alguma repercussão relaciona-se com a posição crítica do autor em relação à posição de Israel no conflito contra os palestinos. Por exemplo, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou que os Judeus não merecem a simpatia pelo sofrimento por que passaram durante o Holocausto... Vivendo sob as trevas do Holocausto e esperando ser perdoados por tudo o que fazem em nome do que eles sofreram parece-me ser abusivo. Eles não aprenderam nada com o sofrimento dos seus pais e avós. Esse trecho eu resumi de um site muito interessante:http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_SaramagoÉ interessante também, a entrevista dada a revista Play Boy:
http://www.revista.agulha.nom.br/1saramago4.html