Tuesday, November 28, 2006

ESCOLA CUTURA E SOCIEDADE- ESC 09 O RETORNO

TEXTO: EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E TRABALHO GRUPO B -
POSTAGEM FINAL


O que mais impressiona ao fazer a releitura das idéias de Engel e Marx é atualidade de seus temas e as inquietantes preocupações: igualdade e dignidade aos seres humanos.

Ficou claro que o capitalismo obrigou as pessoas a prepararem-se mais intelectualmente para atingirem os requisitos dos novos empregos na indústria, essa exigência se estendeu às instituições de ensino, porém o que poderia vir em benefício às aspirações de evolução humana em todo seu aspecto criativo, se restringiu a uma educação de como ser apto para o trabalho suprindo as necessidades do mercado, sem o sujeito pensar, pois o pensamento poderia ser perigoso e o trabalhador poderia começar a imaginar como poderia ser, ou como deveria ser...

Nem Engel e tampouco Marx defendiam o atraso tecnológico, muito pelo contrário, aliado a esse desenvolvimento deveria constar o desenvolvimento e a emancipação humana.
Para isso era preciso não só criticar, mas e inclusive transformar, daí a idéia de revolução.

As instituições de ensino estatais deveriam conduzir o cidadão em pensamentos de igualdade, de ética, de justiça e valores, jamais servindo como meio de propagação de falsas ideologias, ou de alienação política.

Alienação esta, que observamos na sociedade capitalista e consumista em que vivemos.Ser não é o mais importante e sim o ter é o essencial. O marketing cada vez mais sofisticado faz com que as pessoas comprem quase que compulsivamente. A satisfação pessoal está acima de tudo e de todos, não importando o coletivo.

A verdadeira e efetiva Educação para todos se daria, se os conceitos básicos de dignidade fossem instituídos acima de qualquer poder econômico e qualquer sentimento que não fosse
àquele voltado para o bem comum.


Uma sociedade mais justa, vislumbrada por Marx e Engel, não seria utopia, se exemplos de ética, fraternidade, solidariedade e honestidade não fossem veiculados na mídia como sendo grandes surpresas e até mesmo estranhezas de conduta.Deveria ser, isto sim, a regra. Profissionais comprometidos com sua causa e não tanto com o dinheiro e posições sociais. “Que o mais simples fosse visto como o mais importante".

Questões:
1) Como educadores, proporcionamos uma educação reflexiva e transformadora?
2) Como lutar contra grandes poderios de informação que usam e abusam deste poder para impor a necessidade de ter cada vez mais e sempre?
3) De que forma a sociedade poderia se organizar para transformar-se numa comunidade mais justa e promovendo assim a emancipação do ser humano?

Versão final da síntese do texto: Educação, formação e trabalho (p. 27 a 44); MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.

Componentes do grupo: Beatriz Lopes, Carmem Cristina Silveira, Carmem Valéria, Nara Oliveira, Nara Sarmento, Patrícia Rosso, Raquél Flores

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