Tanto a esfera federal, estadual e municipal, apresentam projetos e programas que evidenciam a preocupação com a educação, com a formação docente e inclusão social.O governo brasileiro tenta reverter o problema do ensino superior para os mais desfavorecidos com o programa Prouni, mas ainda deveria haver ajustes, pois nem sempre é possível entrar neste programa, que tem um número bastante reduzido de vagas por faculdades.A questão da verba que as escolas recebem direto do governo é muito boa, facilita bastante, embora acredite que ela deveria ser depositada mais no início do ano, e não neste período, mas... mais antes tarde...
O governo estadual, por sua vez, também tem seus projetos, como a Escola em Tempo Integral, em que os alunos permanecem mais tempo, durante o dia na escola, é lamentável que o projeto é realizado ainda em poucas regiões. O projeto Saúde Escolar é excelente, pois trata da prevenção, educando para a saúde e qualidade de vida.Outro projeto que o Estado gosta de falar é o Alfabetiza Rio Grande, que tem a pretenção de diminuir, se não sanar de vez o analfabetismo do Rio Grande do Sul.
A cidade de Gravataí, também tem seus projetos, bastantes semelhantes e também preocupada com a erradicação do analfabetismo, ( Gravataí, cidade 100% alfabetizada, Cereja...), também promove mais cultura aos cidadãos, através das bibliotecas comunitárias, oficinas populares, inclusão digital ( tele centros).
Refletindo sobre cada segmento, me parece isso mesmo, segmentos: Não há uma unidade. Cada um faz seus projetos, seus programas e fica esquecido que somos uma unidade, um país, que tem suas peculiaridades, suas características culturais, mas somos uma só nação. Vejo a União , Estado e o Município, como que competindo em termos de marketing...mas não noto resultados muito eficazes para as desigualdades no ensino...Tudo tem haver com partidarismo. Se o presidente é do partido tal, então o governador que é do partido tal não conseguirá recursos pral investir nisto ou naquilo.Da mesma forma o prefeito...É esquecido que os impostos pagos são os mesmos do norte ao sul.É necessário uma unificação, não me refiro somente a uma valorização profissional digna através de um salário decente de todos os educadores do país( o famoso piso salarial nacional JUSTO), seja de que rede for, mas também uma unificação pedagógica.
1 comment:
Olá Nara, ao visitar teu blog pude perceber tua organização e preocupação com a realização das atividades - estás de parabéns!
Pude perceber a autoria, de que tanto falávamos na aula presencial, em todo teu trabalho. Falas com propriedade e atenção.
Tenhas um ótimo natal e, merecidamente, descanse nesse feriado.
Grande abraço.
Post a Comment