Em 21 de abril de 1864 nasce em Erfurt, o intelectual e sociólogo alemão Max Weber que, foi juntamente com Karl Marx, Vilfredo Pareto e Emile Durkheim, um dos modernos fundadores da Sociologia.Historiador, sociólogo, economista e político é conhecido sobretudo pelo seu trabalho sobre a Sociologia da religião . Max Weber morreu de pneumonia em Munique, Alemanha, a 14 de junho de 1920.
- Tanto a religião quanto a família são agentes que sempre dominaram a estrura econômica e política.Ou seja, eram ditadores do sistema da época.
- Aversão à influência da igreja.
- Weber não vê ligação entre ciência e ideologia
- A dominação afim de chegar ao poder para então coibir e controlar o homem podem ser de três tipos:
- Legal- obedece a uma regra (hierarquia).
- Tradicional – como exemplo o poder patriarcal,tradição.
- Carismática – através de uma realçao de afetividade, admiração, seja por atos heróicos , ou de uma falácia envolvente, seria o líder.
- Comunidade e sociedade coexistem.
- Sociologia é uma ciência que procura compreender a ação social.
- Ciência é ciência porque explica o objeto tal como ele é, porém o conhecimento não é neutro.
- Luta de classes.
- Defesa de todas as disciplinas, tanto as ciências naturais como as ciências da cultura, o conhecimento é uma conquista que nunca chega ao fim.
- A ciência é o devir da ciência.
- Consideração da Sociologia como uma ciência da conduta humana, na medida em que essa conduta é social.
- Valor é o produto das intenções.
- Concepção que o desenvolvimento do capitalismo devia-se em grande parte à acumulação de capital a partir da Idade Média.
Contextualizando:
- Ainda hoje, mas creio que em escala menor, a religião continua influenciando e manipulando pessoas e sistemas políticos (exemplo: os terroristas do Oriente Médio, a Igreja Católica a respeito do sexo e da sexualidade e etc).
- A dominação ainda, ocorre através dos três tipos:Manda quem está no poder, a hierarquia prevalece, os senhores feudais foram substituídos pelos coronéis, o poder da palavra, sobretudo em épocas de campanhas eleitoreiras, reforçam o tipo de dominação carismática, tão conhecido nosso.
- A questão do conhecimento que nunca chega ao fim é uma realidade mais que real, já virtual e temos consciência da sua infinidade.
Com certeza o senhor Max Weber foi um cidadão que interpretou a sociedade em que vivia e nos deixou não só esse legado, mas também a oportunidade de podermos refletir sobre o nosso tempo!

4 comments:
Querida Nara, primeiro de tudo obrigado pelas mensagens que tem deixado para mim. Todas são lidas com carinho. O que me falta é tempo para respondê-las, mas penitencio-me neste momento, assim como hoje o fiz a todos os amigos que enviam e-mails ao longo da semana. Profundo o pensamento de Weber, não é mesmo? Li seu texto duas vezes e busquei mais informações acerca de sua obra e contextualização do tempo em que ele viveu em vários sites na Internet.
Querida colega, adorei teu texto e concordo completamente contigo onse falas que Max nos deixou uma grande oportunidade de refletirmos sobre o nosso tempo. Tenho certeza que juntas iremos aprender muitas coisas novas.
Um abraço.
Oi Nara!
Concordo contigo, precisamos refletir, mas necessitamos agir. Essa nossa ação se dará através dos nossos alunos, pois precisamos torná-los cidadãos críticos e capazes de enfrentar todo ne qualquer tipo de dominação.Parabéns pelo teu blog.
Beijos.
Nara,
Parabéns pela apresentação do teu blog. Está bonito, interessante e de uma visualização agradável.
Realizaste muito bem todas as atividades até Weber. Parabéns! Os textos eram densos e conseguiste trabalhar muito bem os conceitos de Durkheim e Weber.
As próximas atividades se referem a Marx. Estou curiosa para ver tuas novas postagens.
Abraços
Silvana
Post a Comment