Thursday, October 26, 2006

ESCOLA PROJETO POLITICO E CURRICULO -ATIVIDADE 04


Concordo, com tudo que li nas duas leituras feitas. Quando é dito o quanto é importante trabalhar as vivências dos alunos e mostrar-lhes os seus valores, pois essas vivências fazem parte deles e quanto isso os tocam, os sensibilizam..

Tudo isso me fez lembrar de tantas coisas que vivi nos meus anos de exercício docente.

Lembro que recebi uma quarta série como primeira turma após o estágio, era turma extremamente complexa e rotulada como a pior turma da escola, tanto em aprendizagem como em disciplina.

Com algum tempo de observação, pude notar que qualquer trabalho que eu quisesse realizar com eles deveria ter em primeira instância suas predileções, suas aspirações, seus interesses. Era uma turma de alunos de 9 a 14 anos. Então os interesses eram muito distintos. Alguns eram extremamentente imaturos, outros na pré- adolecência, percebi que os maiores sufocavam os menores e estes se aquietavam com medo de parecerem bobos ou provocar a ira dos maiores. Percebi que deveria achar algo em comum.

Notei que o interesse em comum eram as expressões artisticas, e iniciei pelo desenho em que todos poderiam expressar-se livremente, e nisto pude trabalhar os diversos interesses logo em seguida pude passar para algo mais elaborado e sempre em grupos estrategicamente formados, inicialmente por mim.

A proposta de trabalhar com temas atuais, através da música, do teatro, da pintura, foi sendo aceita naturalmente, e então aquela turma foi demonstrando tantas aptidões, talentos que o rótulo foi sendo esquecido. Fizemos exposições e apresentações.Neste momento a liberdade de formar seus próprios grupos foi adquirida, e movendo-se dentro de suas afinidades eles partiram para a construção de trabalhos mais elaborados dentro de alguns ojetivos: elaboração de paródia para um tema de aula específico da aula, teatro sobre uma crônica estudada, maquetes e exposições a todos da escola.

Ganhei o respeito deles, mas mais do que isso, eles ganharam a auto-estima, perceberam suas potencialidades, e tiveram a certeza que poderiam mudar a realidade em que viviam.

Outra atividade que sempre gostei de fazer com meus alunos é a do “ Museu na caixa de sapatos”. É uma tarefa em que trabalha a identidade pessoal, sua história através de objetos e fotografias.Neste trabalho partimos para o conhecimento individual que é, logo em seguida repartido com os colegas.Eles trazem fotos antigas de seus parentes, objetos antigos e curiosos que tenham pertecido a alguém de sua família, roupas de quando eram bebês, objetos com significação particular ( uma chupeta, brinquedo favorito...).Sempre culmina com uma exposição.


Sem dúvida o melhor meio de tornar os alunos críticos é fazê-los, desde cedo ciente da sua história e de suas capacidades e certos que podem ser agentes transformadores.









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