Saturday, October 07, 2006

ESCOLA,CULTURA E SOCIEDADE- ATIVIDADE 03


  • Questões & Respostas:

    1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?
  • Ele considera a definição insatisfatória, já que ela engloba fatos inter diversos, que se reunidos no mesmo vocábulo, ocorreria em confusão. A complexidade do sentido correto da palavra é tal que não seria possível definí-la em uma frase sem sustentação.

  • 2.Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
  • Posição de Kant:" O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz".
  • Posição de James Mill: A educação tem por objeto " fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para seus semelhantes."
  • O ponto fraco é que ambas partem do princípio que existe uma educação ideal que servem a todos e isso é insustentável pela observação histórica.O ser humano não é algo vazio, onde se possa encher de informações, se faz necessário conhecer as diferentes realidades, para só depois de conhecê-las, poder agir sobre elas.

  • 3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?
  • Para que haja uma definição é necessário considerar os sistemas educativos que ora existam, ou tenham existido, tomá-los, e aprender deles os caracteres comuns e será o conjunto desses que constituirá na definição.

  • 4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
  • Ao longo da história foi constituído, um conjunto de idéias, sobre a natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade e o indivíduo, o progresso, a ciência, a arte etc...Que são o alicerce do espírito nacional.

  • 5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
  • Um certo números de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos seus membros.
  • Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável, seja no conjunto ou em particular, que determina a realização deste ideal.

  • 6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
  • Concluiu que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.Em cada um de nós, existem dois seres: o individual e o social.E a função da educação seria a construção desse ser social em cada um de nós.
  • 7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
  • Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si. Já a sociedade, pela educação, tem por objeto engrandecer e tornar o homem uma criatura verdadeiramente humana no mais profundo sentido.

    No comments: