Sunday, October 29, 2006

ESCOLA CUTURA E SOCIEDADE- ESC 06



1) Participação no Fórum :
Qualquer discussão sobre um tema que faça desacomodarmos é válida.Iniciei minha contribuição, colocando algo em que acredito:mais que um método de ensino é preciso um educador verdadeiramente preparado, consciente, desafiador, inquieto.Também coloquei que considero o professor como UM dos responsáveis pela tranformação de qualquer sociedade.Penso que temos que assumir nosso verdadeiro papel e fazê-lo cada vez melhor e não abraçar o mundo, como temos feito a bastante tempo.Somos formadores de opinião, SIM! somos capazes de ensinar não só com palavras,mas através de nossos exemplos de ética, cidadania e respeito.Concordo, e coloquei isto no Fórum,que a exemplo de que diz Karl Marx, a sociedade tem e deve se organizar para, então, transformar. Realmente não é fácil, e isso vemos pelo nosso Sindicato.Quem disse que seria fácil?

2) Registro de situações:
2.1- Vivemos cercados pelas dominações; em casa, em qualquer trabalho, no esporte... na escola não seria diferente. Sou professora de escola estadual e este ano houve eleição para diretor.Quando se fala eleição, por consequência candidatos, campanha, não há muita diferença das campanhas que vemos na tv.É tudo muito acessível. Outra coisa, é o esquecimento.A trajetória é esquecida, os bons e os maus momentos não são revistos, discutidos.A dominação é visível e contundente.É esquecido também, que na vida somos um constante Estar. E o verbo deveria ser eu Estou diretor(a), mas Sou professor(a). É tudo muito passageiro...

2.2- Numa escola que em trabalhei, o prédio foi cedido para fazer um concurso municipal.A empresa que organizou o concurso solicitou pessoas da escola para trabalhar em diversos setores:fiscal, limpeza, portaria e responsável que soubesse tudo sobre a escola, como quais as salas que seriam usadas, quantas classes, etc. tudo foi organizado conforme a hierarquia: O diretor como responsável, os professores como fiscais e os funcionários se dividiram como porteiros e responsável pela limpeza. Talvez houvesse a dúvida que os funcionários não teriam estudo para serem fiscais, não foi isso, pois mais de 50% deles, tinham ensino médio. Então por quê ?
Quando as pessoas vão se dar conta que é VITAL agir e reagir. Não que eu considere que o trabalho x tenha menos valor que o trabalho y, o que eu acredito é que as pessoas não são inferiores ou superiores pelo fato de ocuparem este ou aquele cargo.
Não sei onde ouvi ou vi, ou se de repente é minha, mas nestes dias de campanha e eleição uma frase não me sai do pensamento: O povo não sabe o poder que o povo tem!

Visita e comentários em 4 blogs de diferentes pólos:

Luciana- Alvorada
Suzan- Sapiranga
Sandra de Oliveira - São Leopoldo
Dulce- Três Cachoeiras

5 comments:

Renata said...

Olá colega, tua colocação é muito real e verdadeira, as pessoas não recebem o valor devido que merencem e acabam esquecendo do força que temos, como diz o velho ditado: A união faz a força.
Devemos sempre lutar por nossos direitos, pois só assim chegaremos ao nosso objetivo.
Se quizeres, venha visitar meu blog.
ABRAÇOS....

ANDREIA MENGUE CARLOS said...

Olá!!!!!
Parabéns pela colocação! Nós vivemos cercados de pesssoas autoritarias, onde acham que por ter uma colocação um pouco mais favoravél em relação as outras, se sentem mais importantes...

Vana said...

Olá! Gostei muito da tua colocação. Pois é triste sabermos que ainda tem pessoas que acham que por ter um determinado cargo, tem o poder de mandar em outra pessoa.
Visite o meu blog.
Abraços...

super mãe said...

Olá! Parabéns, o que você escreveu é muito importante, mas a gente sabe que é a menoria que pensa assim, mas é pensantes assim como você que fazem a diferença. Continue assim e me tenha como aliada nesta luta.

valeria said...

Olá Nara,concordo contigo, nem sempre graduação e pós garante que a pessoa será um excelente profissional, as vezes a dedicação, a busca, faz com que a pessoa desenvolva um ótimo trabalho. As vezes sofremos dominação de pessoas que estão hierarquicamente acima de nós sem capacidade de estar no lugar que ocupa. Valéria de São Leopoldo.Aguardo tua visita meu blog é:http://valeriaprofessora.blogspot.com